O Sport Clube Alberto de Sousa surge em 1930 como clube de Ténis em terreno emprestado por Inácio de Sousa, na Av. Vasco da Gama, em Miramar. Do nome sabe-se apenas que foi atribuído em sinal de gratidão ao referido benemérito, prestando homenagem a filho seu falecido precocemente.

 Manuel Menéres, um dos principais impulsionadores do projecto e Presidente da Comissão Administrativa, pede então à viúva de Alberto Pereira, emigrante retornado do Brasil, para construir um ‘court’ em terrenos de sua propriedade, denominados “Parque da Gândara”. O pedido foi aceite e, mais tarde, na antiga casa dos caseiros é construído o primeiro restaurante. No entanto, teve a Direcção natural dificuldade em obter financiamento para a edificação da sede.

A primeira pedra para sua edificação foi lançada em 16 de Novembro de 1930, conforme reza o “auto de assentamento do primeiro bloco de cimento para levantamento do pavilhão-sede” e, graças ao bom nome de todos os envolvidos, o Arqtº Júlio Teixeira Lopes projecta o futuro edifício social do Clube. Os mestres de obra Fortunato e Henrique aceitam fazer os trabalhos sem pagamento à vista.

 A Direcção a fim de obter o desejado financiamento, para além de ter recorrido a empréstimos de vários sócios, empreendeu um conjunto de iniciativas, tais como ‘Festas de S. João’, ‘Arraias Minhotos’ e ‘Bailes’. Edificada a sede e a partir do momento em que o Clube passa a ser um pólo de atracão e de convívio sociais, realizaram-se inúmeros espectáculos para os Sócios e seus convidados, de entre os quais são de recordar os que contaram com a participação de Amália Rodrigues, Shegundo Galarza, Carlos do Carmo, e os grupos pop, muito em voga nos ‘anos 60’, ‘Sheiks’, ‘Nómadas’ e ‘Kapas’.

Paralelamente foram também organizadas exposições de pintura, fotografia e saraus de poesia. Do mesmo passo e aproveitando os campos de ténis existentes realizaram-se inúmeras provas da modalidade que contaram sempre com os mais destacados praticantes. De entre as realizadas são de relembrar as taças do Clube ‘Praia das Rosas’ e ‘Clube de Ténis de Miramar’ o Campeonato Nacional de 1ªs. Categorias, Campeonato Nacional de Júniores e, nos últimos anos, o ‘Open de Gaia’. A nível internacional os organizados pela ‘International Ténis Federation’, nomeadamente os Torneios Satélite.

 Por outro lado, as sucessivas Direcções do SCAS foram naturalmente melhorando as instalações sociais e de lazer dotando-as de novos e confortáveis equipamentos de entre os quais são de destacar, durante os anos 80, a construção da piscina e seus anexos desportivos e, mais recentemente, as obras de remodelação do restaurante e das diversas salas da sede e, ainda, a implantação de piso sintético num dos ‘courts’.

Presentemente a construção do Health Club pretende dar um novo impulso às actividades oferecidas aos sócios, sem contudo perder o espírito que presidiu à criação do Clube – um espaço de convívio das famílias de Miramar.